segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Inventor sueco cria purificador de água que usa apenas a energia solar

http://www.youtube.com/watch?v=ZaBymnlBFoc&feature=player_embedded


O sueco Wadström Petra desenvolveu um purificador de água ideal para países em desenvolvimento, que sofrem com a falta de água potável e estrutura de distribuição e saneamento. A ideia surgiu em 1990 e hoje já pode ser comercializada.
Segundo ele, tudo começou com um pensamento de aproveitar a energia do sol, abundante no território australiano, onde ele morava. Somente após muito tempo de estudo e experiências no Nepal e no Quênia foi que oSolvatten nasceu.
As jarras de água foram desenvolvidas especificamente para a realidade de países africanos, que podem resolver parte de seus problemas pelo uso do dispositivo de esterilização solar.
A invenção tem a aparência de um grande jarro de água, com quatro bicos, capaz de armazenar dez litros. A diferença está no interior do equipamento, composto por um mecanismo de capitação dos raios ultravioletas.
O funcionamento é simples e o resultado ocorre em duas horas ou mais, dependendo da quantidade de calor e incidência solar do momento. Para isso, basta encher o garrafão com a água “contaminada”, usando as duas bocas destinadas a entrada de ar. Depois é só abrir o dispositivo, como se ele fosse repartido ao meio, e deixá-lo exposto ao sol.
O conceito é o mesmo do método SODIS, que permite o esterilizamento da água a partir do uso de plásticos transparentes e calor. Porém, neste caso o dispositivo possui outras tecnologias, como o sistema de alerta quando a água está pronta para o uso. Após a ação dos raios UV, o usuário pode perceber que um rosto sorridente aparece iluminado no sensor do Solvatten, esse é o sinal de que a água já pode ser bebida.

Os equipamentos ainda não estão sendo comercializados na África, mas a empresa espera iniciar as vendas em breve. O único impedimento, por enquanto, é o preço de US$ 200 a US$ 250, considerado caro para a realidade para o qual foi projetado. Com informações do Engineering for ChangeCrédito de Imagens: Solvatten
Confira o vídeo (link acima) que mostra como o equipamento funciona (em inglês):

"ATITUDE É TUDO"

"Luis é o tipo de cara que você  gostaria de conhecer". 
"Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo  de positivo para dizer". 


Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a  resposta seria logo:      
"Ah.. Se melhorar, estraga".                                                                                                            Ele era um gerente especial em um restaurante, pois  seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes. 


Ele era um motivador nato. Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Luis  estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.   

Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia  lhe perguntei: 
"Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo".  "Como faz isso" ?      

Ele me respondeu:  "A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo":   
"Luis, você tem duas escolhas hoje: 
Pode ficar de bom humor ou de mau humor. 
Eu escolho ficar de bom humor".   

  Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher  bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido.    Eu escolho aprender algo.       


  Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar  a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.    Certo, mas não é fácil - argumentei.       É fácil sim, disse-me Luis.      

A vida é feita de escolhas.      Quando você examina a fundo, toda situação sempre  oferece escolha.    Você escolhe como reagir às situações.       

  Você escolhe como as pessoas afetarão o seu  humor.   É sua a escolha de como viver sua vida.     Eu pensei sobre o que o Luis disse e sempre lembrava  dele quando fazia  uma escolha.   

Anos mais tarde, soube que Luis um dia cometera um  erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã.    Foi rendido por assaltantes.   

   Dominado, e enquanto tentava abrir o cofre, sua mão  tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo.   Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele.    Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e  levado para um hospital..        

Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de  tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo.    Encontrei Luis mais ou menos por acaso.   

Quando lhe perguntei como estava, respondeu:    "Se melhorar, estraga".     Contou-me o que havia acontecido perguntando:   "Quer ver minhas cicatrizes"?   

Recusei ver seus ferimentos,  mas  perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do  assalto.   A primeira coisa que pensei foi que deveria ter  trancado a porta de trás, respondeu.      


Então, deitado no chão, ensangüentado, lembrei  que tinha duas escolhas:    "Poderia viver ou morrer".   "Escolhi viver"!   

Você não estava com medo? Perguntei.      "Os para-médicos foram ótimos".   " Eles me diziam que tudo ia dar certo e  que ia ficar bom".        


"Mas quando entrei na sala de emergência e vi a  expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado".      Em seus lábios eu lia:    "Esse aí já era".       Decidi então que tinha que fazer algo.    O que fez ? Perguntei.      Bem.. Havia uma enfermeira que fazia  muitas  perguntas.    Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa.       Eu respondi: "sim".    Todos pararam para ouvir a minha resposta.    Tomei fôlego e gritei; "Sou alérgico a balas"!     

Entre risadas lhes disse:      "Eu estou escolhendo viver, operem-me como um  ser vivo, não como um morto".        


Luis sobreviveu graças à persistência dos médicos...  mas sua atitude é que os fez agir dessa maneira.     


E com isso, aprendi que todos os dias, não importa  como eles sejam, temos sempre a opção de viver plenamente.    Afinal de contas,   
"ATITUDE É TUDO". 

Justiça determina plantio de árvores em Guarulhos para compensar poluição de aviões


Decisão inédita no Brasil responsabiliza empresas aéreas por poluição de aviões em Guarulhos. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acolheu ação civil contra 42 empresas nacionais e internacionais, encaminhada pelo Ministério Público (MP) de Guarulhos no ano passado, para a compensação dos danos causados ao meio ambiente pela emissão de gases tóxicos das aeronaves em manobras de pouso, taxiamento e decolagem no aeroporto de Cumbica. A Câmara Reservada ao Meio Ambiente do TJ-SP obrigou a empresa VRG Linhas Aéreas S/A, do Grupo Gol, a reflorestar uma área dentro de Guarulhos para mitigar os prejuízos causados ao meio ambiente.


O MP chegou a sugerir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas todas as empresas recusaram assinar o documento. O MP apresentava duas alternativas de compensação: a implantação de florestas públicas ou a criação de um fundo municipal de investimentos para desenvolver tecnologias limpas, desocupar áreas de preservação permanente e recuperar nascentes.
A maior parte das ações contra as companhias aéreas havia sido indeferida em primeiro grau, sob a alegação de inexistência de legislação apta a determinar a compensação pretendida. O MP decidiu recorrer ao TJ-SP e a Câmara de Meio Ambiente reformou a decisão de primeira instância, anulando o indeferimento da petição inicial da ação civil pública ajuizada contra a empresa VRG Linhas Aéreas S/A.
É a primeira decisão do TJ-SP sobre aquecimento global a reconhecer existência de impacto ambiental em operações de pouso e decolagem de aviões. “Essa decisão representa uma vitória do Meio Ambiente. É ainda mais significativa nos dias de hoje, em que se discute seriamente o impacto da poluição sobre a saúde das pessoas”, afirma o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida. “Trata-se do primeiro grande passo na luta para melhorar as condições ruins do ar nas regiões próximas aos aeroportos em todas as cidades do País”, completa ele.
Poluição aérea
Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), um avião lança 34,5 toneladas de CO² em uma viagem de ida e volta de São Paulo ao Rio de Janeiro. Por ano, o volume de CO² chega a 14,4 milhões de toneladas só no Aeroporto de Cumbica. Para captar o gás carbônico da atmosfera deveriam ser plantadas anualmente 2,9 bilhões de árvores. No entanto, isso seria fisicamente inviável, pois exigiria uma área total de plantio 51 vezes maior do que a cidade de Guarulhos.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), em 2050, a aviação será a maior fonte de emissão de CO² do planeta. Os aeroportos, além de causarem danos à saúde da população que mora nas cidades onde eles estão instalados, são corresponsáveis pelas instabilidades climáticas decorrentes do aquecimento global. Crédito de Imagem: Tripulantes News

A mudança do Brasil também depende de nós!!!

A lista abaixo mostra o percentual em tributos sobre o preço final de cada produto.
Lembro que alem destes impostos camuflados nos preços dos produtos que você paga ao adquirir um produto da prateleira, você ainda paga entre 15% a 27% do seu salário de imposto de renda.
Paga ainda o seu plano de saúde para ter um atendimento digno quando precisar.
Paga colégio particular para seus filhos, pois os colégios públicos não prestam.
Paga IPVA, IPTU, INSS, entre outros mais

Uma carga tributária ENORME apenas para encher os bolsos da corrupção.

Isso é assim há muitos anos e continuará sendo até que o povo dê um basta!
Até quando toleraremos esta roubalheira? Até quando vamos trabalhar para sustentar esta corja de corruptos.
Enquanto não nos organizarmos, não nos mobilizarmos para frear e mudar este cenário, ELES continuarão nos fazendo de escravos, pois para eles é isso que somos.

O estado tem que estar para o cidadão.
No Brasil acontece o contrario. O cidadão está para o estado.
Nenhum destes impostos são revertidos a nosso favor.

Circulamos péssimas ruas e rodovias, não temos educação e saúde apropriada e digna.
Está na hora de dar um basta.


Produto %                                             Tributos/preço final
Mesa de Madeira                                   30,57%
Cadeira de Madeira                               30,57%
Sofá de Madeira/plástico                     34,50%
Armário de Madeira                              30,57%
Cama de Madeira                                  30,57%
Motocicleta de até 125 cc                    44,40%
Motocicleta acima de 125 cc                49,78%
Bicicleta                                                  34,50%
Vassoura                                                 26,25%
Tapete                                                     34,50%
Passagens aéreas                                    8,65%
Transporte Rod. Interestadual            16,65%
Transporte Rod. Cargas                        21,65%
Transporte Aéreo Cargas                        8,65%
Transp. Urbano-Metropolitano             22,98%
MEDICAMENTOS                                    36,00%
CONTA DE ÁGUA                                    29,83%
CONTA DE LUZ                                       45,81%
CONTA DE TELEFONE                            47,87%
Cigarro                                                    81,68%
Gasolina                                                  57,03%

PRODUTOS ALIMENTÍCIOS BÁSICOS
Carne bovina                                          18,63%  
Frango                                                     17,91%
Peixe                                                        18,02%
Sal                                                            29,48%
Trigo                                                         34,47%
Arroz                                                         18%
Óleo de soja                                             37,18%
Farinha                                                     34,47%
Feijão                                                        18%
Açúcar                                                       40,40%  
Leite                                                          33,63%
Café                                                           36,52%
Macarrão                                                  35,20%
Margarina                                                 37,18%
Margarina                                                 37,18%  
Molho de tomate                                     36,66%
Ervilha                                                      35,86%
Milho Verde                                             37,37%
Biscoito                                                    38,50%
Chocolate                                                 32%
Achocolatado                                          37,84%
Ovos                                                         21,79%
Frutas                                                      22,98%
Álcool                                                      43,28%
Detergente                                             40,50%
Saponáceo                                              40,50%
Sabão em barra                                      40,50%
Sabão em pó                                           42,27%
Desinfetante                                           37,84%
Água sanitária                                        37,84%
Esponja de aço                                       44,35%

PRODUTOS BÁSICOS DE HIGIENE
Sabonete                                                 42%
Xampu                                                     52,35%
Condicionador                                        47,01%
Desodorante                                           47,25%
Aparelho de barbear                              41,98%
Papel Higiênico                                      40,50%
Pasta de Dente                                       42,00%

MATERIAL ESCOLAR
Mensalidade Escolar                              37,68% (ISS DE 5%)
Caneta                                                     48,69%
Lápis                                                        36,19%
Borracha                                                 44,39%
Estojo                                                      41,53%  
Pastas plásticas                                     41,17%
Agenda                                                    44,39%
Papel sulfite                                           38,97%
Livros                                                      13,18%
Papel                                                       38,97%
Agenda                                                    44,39%
Mochilas                                                 40,82%
Régua                                                     45,85%
Pincel                                                      36,90%
Tinta plástica                                          37,42%

BEBIDAS
Refresco em pó                                       38,32%
Suco                                                         37,84%
Água                                                         45,11%
Cerveja                                                     56%
Cachaça                                                    83,07%
Refrigerante                                             47%

DIVERSOS
CD                                                             47,25%
DVD                                                          51,59%
Brinquedos                                               41,98%

LOUÇAS
Pratos                                                     44,76%
Copos                                                      45,60%
Garrafa térmica                                     43,16%
Talheres                                                  42,70%
Panelas                                                   44,47%

PRODUTOS DE CAMA, MESA E BANHO
Toalhas - (mesa e banho)                      36,33%
Lençol                                                      37,51%
Travesseiro                                              36%  
Cobertor                                                   37,42%

Automóvel                                               43,63%

ELETRODOMÉSTICOS
Fogão                                                       39,50%
Microondas                                              56,99%
Ferro de Passar                                       44,35%
Telefone Celular                                      41,00%
Liquidificador                                           43,64%
Ventilador                                                43,16%
Refrigerador                                            47,06%
Aparelho de som                                     38,00%
Computador                                            38,00%
Batedeira                                                43,64%

Roupas                                                     37,84%
Sapatos                                                    37,37%

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Casa popular                                           49,02%
Telha                                                        34,47%
Tijolo                                                        34,23%
Vaso sanitário                                         44,11%
Tinta                                                         45,77%
Fertilizantes                                            27,07%
Móveis (estantes, cama, armários)       37,56%