A primeira torre de energia solar concentrada da Europa está instalada perto da cidade ensolarada do sul espanhol, Sevilha. A planta de 11 megawatts foi criada por uma empresa de energia espanhola – Solúcar e levou quatro anos para ser construída.
O projeto da torre é chamado de "PS10" e ele usa 624 grandes espelhos móveis denominados heliostatos. Cada um dos espelhos tem superfície de 119,8 m2,que concentra os raios solares para o topo de uma torre de 114,9 metros de altura, onde um receptor de energia solar e uma turbina a vapor estão localizados. A turbina aciona um gerador e assim produz eletricidade.
A tecnologia da torre pode ser acompanhada pelo sistema de armazenamento térmico, que lhe confere alto grau de gerenciamento. Também é importante notar os elevados níveis de eficiência que são alcançados nesta tecnologia, devido às altas temperaturas atingidas.
A PS10 é a primeira de um conjunto de plantas de geração de energia elétrica solar a ser construída na mesma área, que terá um total de mais de 300 MW até 2013, através de diversas tecnologias.
O projeto abrange uma área de mais de mil hectares e criará mil postos de trabalho associados com a manufatura e construção, cerca de 300, para a operação de plantas, e 50, relacionados às pesquisas e ao desenvolvimento.
Desde que começou sua construção, a Plataforma Solúcar está potencializando o desenvolvimento da indústria local e empresas de serviços. Isso significou um impulso no investimento em tecnologia na região e no nascimento do turismo científico, com o lançamento do PS10, PS20, Solnova, Sevilla PV e PV Casaquemada.
Em funcionamento desde 2007, a Plataforma produz atualmente energia suficiente para abastecer 94 mil famílias e impede a emissão de mais de 114 mil toneladas de CO2. Mas, toda a planta deverá gerar energia para 600 mil pessoas em Sevilha
Super !
ResponderExcluir