terça-feira, 31 de maio de 2011

Lacan

Fantasias devem ser irreais… porque no momento, no segundo, em que você consegue o que deseja… você não o quer, você não mais o desejara . Para que o desejo continue existindo… é necessário manter seus objetos perpetuamente ausentes. Não é o “isso” que você deseja, é a fantasia do “isso”. Conseqüentemente, o desejo se apóia em loucas fantasias. 

É isso que significa quando dizemos que só estamos verdadeiramente felizes quando sonhamos com a felicidade futura, ou como se diz, “a caça é mais agradável que o matar. Portanto seja cuidadoso com o que você deseja, não porque você vai consegui-lo, más porque, uma vez obtido, você está fadado em não o querer mais. 

Assim, a lição de Lacan é, viver pelos seus desejos nunca te fará feliz. O que significa ser plenamente humano é esforçar-se para viver por idéias e ideais ... e não medindo a sua vida pelo que você alcançou em termos de seus desejos ... mas por esses pequenos momentos de integridade, compaixão, racionalidade, e mesmo auto-sacrifício. Porque no final, a única maneira que podemos medir o significado de nossas próprias vidas ... é valorizando a vida dos outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário